NOTÍCIAS
No período de férias muitas pessoas aproveitam para arrumar os papéis que foram acumulados durante o ano. Cada tipo de documento tem um tempo específico para permanecer armazenado. O prazo evita o acúmulo de papel desnecessário e também que documentos importantes sejam jogados fora.
Segundo o arquivista Pierre Carneiro de São Carlos (SP), holerites e documentos referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e carteira de trabalho devem ser arquivados até a aposentadoria.
Comprovantes de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), contas de água, luz, telefone e condomínio precisam ficar armazenados por cinco anos. Documentos de aluguel e faturas de cartão de crédito, não devem ser jogados fora antes de três anos.
Para ajudar a organizar tudo de forma correta, o arquivista recomenda que caixas de papelão sejam substituídas por pastas plásticas, encontradas em papelarias, que retém menos umidade.
Pastas com divisórias e etiquetas para a classificação dos documentos também facilitam a organização dos arquivos, que não devem ser guardados com clipes ou grampos. “Esses metais podem oxidar e prejudicar o papel e a documentação”, diz Carneiro.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/12/organizacao-de-documentos-evita-acumulo-desnecessario-de-papel.html