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Progep inicia curso de Organização de Documentos na Administracao Publica
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O curso de Organização de Documentos na Administracao Pública se iniciou nesta quarta-feira, 22, promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) da Universidade Federal do Pará, por meio da Coordenadoria de Capacitação (Capacit), em parceria com o Arquivo Central da UFPA.

Atuação com eficiência – O curso tem como objetivo disponibilizar conhecimentos, para que os servidores possam atuar com eficiência na gestão de arquivos e protocolos; identificar instrumentos e técnicas na gestão de documentos; conhecer as novas tecnologias usadas nos arquivos e reconhecer a importância profissional dos setores de arquivo e protocolo para a organização.

Para a facilitadora do curso, Cristiane Basques, esta importância dá-se no sentido de que “o plano de excelência existente hoje é alcançado por meio da informação e do conhecimento, e um dos critérios para testar a excelência de uma instituição é a qualidade de suas gestões, incluindo a documental”, ressaltou.

Discussão – O conteúdo programático do curso conta com diversos temas, como Conceitos Arquivísticos, Instrumentos de Gestão (Código de Classificação e Tabela de Temporalidade), Ciclo da Vida dos Documentos, Conservação Preventiva, Procedimentos de Protocolo, Formação de Processos e Manuseio de Autos.

“A gestão de documentos e a instrução de processos constituem uma das problemáticas mais fortes na Instituição, precisamos estar preocupados com aquilo que diz respeito não somente a nós, servidores, mais também com a Universidade, para que juntos possamos alcançar os objetivos institucionais por meio do desenvolvimento das competências individuais”, declarou a coordenadora do Capacit, Rose Serique.

Gestão Documental – Trata-se do conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

Parceria com o Arquivo Central – O Capacit, ao realizar seu planejamento para 2013, buscou fortalecer, institucionalmente, parcerias para desenvolver as ações de capacitação, como já aconteceu com o CTIC e a Proad. “Com o Arquivo Central, foi possível trazer a facilitadora Cristiane Basques, que tem expertise na área demandada e, assim, podemos capacitar muito mais servidores na Instituição do que mandar um ou dois servidores para realizar a capacitação fora. Ganha a Instituição e o servidor capacitado, cujo conhecimento retornará à UFPA e à sociedade, na forma da prestação de serviços de melhor qualidade” explica a coordenadora do CAPACIT.

Texto: Beatriz Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira

 

FONTE: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=7639

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